Mapa psico(geográfico): Tecer da Teia

O Mapa Psicogeográfico que criámos para o Bairro de Campo de Ourique tem na sua base as relações que os habitantes/visitantes estabelecem entre si. Pareceu-nos, enquanto grupo, que seria o ponto de maior interesse a trabalhar, uma vez que desenvolvemos um trabalho de estabelecer e entender qual é a dinâmica destas relações, como é que se estabeleceram, em grande parte ao longo de muitos anos, e como é que funcionam no seu dia-a-dia.

Através de um prolongado e em contínuo avanço, trabalho de entrevistas aos trabalhadores, habitantes, comerciantes, visitantes deste bairro, foi-nos possível perceber qual é a teia social que sustenta este espaço, e o que é a denominada dinâmica de bairro.

A construção deste mapa passou por várias ideias tridimensionais, que acabaram por culminar num trabalho bi-dimensional, respondendo à necessidade de poder ser tratado como um mapa de viagem desdobrável. Desta maneira, decidimos criar num pedaço de tecido – material tradicional de Campo de Ourique – que corresponde ao espaço do bairro, a teia social que encontramos em Campo de Ourique, e que já entendemos, ser a base deste bairro. Com grande ênfase no comércio de rua, que é característico deste lugar, as pessoas estabelecem não só relações de vizinhos de casa, como de trabalho e companheiros de rua.

As imagens abaixo, descrevem o processo de construção do mapa, em constante desenvolvimento.

             IMG_0080   IMG_0084

IMG_0341IMG_0342

Deixe um comentário